Ora de musica classica e de boa qualidade e tenho o prazer e sartisfação de apresentar-lhes o QUINTETO PIAUHY.
O Quinteto Piauhy teve sua formação em agosto de 2008, é integrado por alunos do Curso de Licenciatura Plena em Música da UFPI: Flauta Transversal – Daniel Vinicius; Oboé – José Ronaldo (Branco); Clarinete – Jailson Menezes; Fagote – Miranísia Freitas e Trompa – Avelange Amorim, quatro fazem parte da Orquestra Sinfônica de Teresina. O Quinteto de sopros, é hoje em dia, uma combinação instrumental com o vasto repertório. Esta formação apareceu primeiramente no período clássico com o desenvolvimento dos conjuntos de instrumentos de sopro chamados de HARMONIEN, que eram grupos muito comuns na Europa.
Logo o quinteto de sopros teve a possibilidade de desenvolver, agora com a utilização da flauta que não era muito comum nos Harmonien e com instrumentos em solo em vez de pares. GIUSEPPE MARIA CAMBINI (1746-1813) é o primeiro compositor a escrever para a combinação de quinteto de sopros como é conhecido hoje: Flauta, Oboé, Clarinete, Fagote e Trompa. O quinteto de sopros apareceu timidamente nas ultimas décadas do séc. XVII e atingiu sua maturidade com REICHA e DANZI nas primeiras décadas do séc. XIX.
No Brasil, além de VILLA LOBOS, foi explorado por vários compositores como: Francisco Mignone, Brenno Blauth, Camargo Garnieri, Osvaldo Lacerda, Ronaldo Miranda, Marlos Nobre e outros mais.
O QUINTETO PIAUHY, sendo o pioneiro com esta formação no Estado do Piauí.
ESTÁ COM PROJETO VENTO NA QUINTA, QUE ACONTECE UM CONCERTO NA QUINTA DE CADA MÊS, QUE NESTE CONCERTO OS INSTRUMENTOS SOLOS SÃO SOPROS COM ACOMPANHAMENTO OU NÃO.
PROJETO VENTO NA QUINTA
Este é uns dos Projetos do Quinteto Piauhy "Vento na Quinta" que significa "Sopro" e neste concerto será executado apenas instrumentos de sopro tendo, às vezes, acompanhamento de instrumentos de cordas, teclas e percussão, que visa despertar para o público piauiense os compositores de nossa terra, e também seram executadas repertórios de musicos nacionais e internacionais, mostrando que a música dos compositores piauienses é uma das composições mais elaborada e o Quinteto Piauhy tem essa missão de divulgá-las para os outros compositores e musicos de outros estados do Brasil, então o Projeto "Vento na Quinta" será realizado sempre na 1ª(primeira) quinta-feira do mês com abertura do grupo e depois com apresentações de convidados.
Estamos fazendo uma pesquisa de todos os compositores piauienses de música instrumental para os naipes de metais e madeiras que sejam natural de nossa terra, e uns dos compositores são: POSSIDÔNIO QUEIROZ, AURELIO MELO, ZEZIM DO CABRAL(JOSÉ FELIPE), MANOEL FABIANO, LUIZ SANTOS e entre outros compositores instrumental de sopros.
Estamos com o 1º Concerto do Projeto "Vento na Quinta" que será realizado no dia 04 de novembro de 2010 às 18:30 no Palácio da Música e a Entrada é a sua presença que é mais importante para o nosso grupo.
Estamos com o 1º Concerto do Projeto "Vento na Quinta" que será realizado no dia 04 de novembro de 2010 às 18:30 no Palácio da Música e a Entrada é a sua presença que é mais importante para o nosso grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário