O título pode parecer estranho, mas sim, o homem pode desenvolver um câncer de mama, como estamos inseridos no mês de outubro, com a campanha Outubro Rosa, resolvi escrever este alerta também para o sexo masculino, já que eles são mais resistentes na procura do médico para tratar a doença, deixando que seja detectado somente em estágios avançados, espalhando para outros locais além do peito.
Apesar de ser mais raro que nas mulheres (1% do total de casos) a agressividade é um fator que os leva a estágios terminais e não sucetíveis de tratamento. Vamos agora para relatos de sobreviventes de câncer incomum, os dois casos são americanos, da cidade de Atlanta, estado da Géorgia, região sudeste dos EUA.
"Os homens tem seus limites", quem fala isto é Eric Dunlap (foto abaixo), sobrevivente de um câncer de mama, outra fala dele não é menos importante : " Ser um homem não vai mantê-lo imune a doença". Ele foi um dos homenageados antes do jogo de final de temporada da equipe de beisebol Atlante Braves.
Outro caso relato é de Ralph Bell, que relata : "Os homens não têm seios - pelo menos achamos que não - para que possamos ter câncer de mama. Mas acho que, sim nós podemos ", .Ele passou a esfregar seu peito um dia em 2004 e sentiu algo estranho. Em poucos dias ele havia feito uma mamografia, então uma mastectomia e, finalmente, uma mastectomia do lado esquerdo. Ele e sua esposa, Gerri, sao voluntários da Sociedade Americana do Câncer, muitas vezes, conversando com outros homens que foram diagnosticados.
Eric, com seus filhos Christopher (esq) e Jordan |
"Eu não recuso uma oportunidade para falar e esclarecer sobre a doença", disse Bell, que demorou um mês para localizar um sobrevivente do sexo masculino que ele pudesse falar quando teve o seu diagnostico confirmado. "É extremamente importante para os homens entenderem que podemos ter câncer de mama."
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer ( INCA) referente ao ano de 2008, houveram 11.860 mortes registradas, sendo 11.735 mulheres (99%) e 125 homens (1%) dos casos.
O mesmo caso repete-se nos EUA, segundo Elissa McCrary , comunicações regionais e diretor de marketing da Divisão da Sociedade Americana do Câncer do Atlântico Sul. Em 2011, a American Cancer Society espera que 230.480 novos casos de câncer de mama a ser diagnosticada em mulheres, e cerca de 1.970 casos em homens nos Estados Unidos.
Postado por: Predador