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RMS Titanic foi um transatlântico da 
Classe Olympic operado pela empresa 
White Star Line e foi construído a partir de 31 de março de 1909 nos estaleiros das 
Harland and Wolff,  na Irlanda do Norte. O navio, junto com seus irmãos Olympic e  Britannic, ia competir com os navios Lusitânia e Mauritânia da empresa  rival Cunard Line.
Construção do transatlântico Titanic
Titanic pronto para navegar
Os projetistas do transatlântico foram o diretor da Harland and Wolff e White Star Line,
 Lorde William Pirrie, o arquiteto naval 
Thomas Andrews e o gerente geral do estaleiro 
Alexander Carlisle.
O Titanic superava todos os seus rivais no que diz respeito a luxo e  exuberância. O navio incorporou os recursos tecnológicos da época e  adornou as salas de primeira classe com muita riqueza. Nela, havia  piscina, ginásio, quadra de squash, banhos turcos e Café Verandah.
Grande escadaria do Titanic
 
Finalmente em 10 de abril de 1912, há praticamente 100 anos, o Titanic realizou sua viagem inaugural, sob o comando do Capitão 
Edward J. Smith. O navio saiu de Southampton, na Inglaterra, com destino à cidade de Nova York.
Viagem inaugural do Titanic
 
Edward J. Smith, capitão do Titanic
 
Porém, foi a primeira e a última viagem do transatlântico que era  conceituado de ‘inafundável’. O navio chocou-se com um iceberg a 640 km  dos Grandes Bancos da Terra Nova na noite de 14 de abril. O choque no  lado direito do navio provocou a entrada de água que levaria o  transatlântico ao 
naufrágio minutos depois.
Os botes salva-vidas foram acionados, no entanto, das 2.240 pessoas a  bordo, apenas cerca de 700 passageiros sobreviveram. Foi uma das  maiores catástrofes marítimas da história. O navio mais próximo era o  Carpathia, estava a 4 horas do Titanic e não havia tempo de resgatar  todos os passageiros.
Bote salva-vidas do Titanic
 
Artigo do The New York Times sobre o acidente
 
Sobreviventes do naufrágio no Carpathia
 
Relatório da colisão do navio com o iceberg
Para a Comissão de Inquérito dos EUA foram 1.517 mortes, para a  Câmara de Comércio Britânica foram 1.503 vítimas, enquanto que para a  Comissão de Inquérito Britânica (mais convincente) foram 1.490 baixas.
Inquérito Oficial sobre o desastre
 Imagens retiradas do site SciencePhotoLibrary.