O RMS Titanic foi um transatlântico da Classe Olympic operado pela empresa White Star Line e foi construído a partir de 31 de março de 1909 nos estaleiros das Harland and Wolff, na Irlanda do Norte. O navio, junto com seus irmãos Olympic e Britannic, ia competir com os navios Lusitânia e Mauritânia da empresa rival Cunard Line.
Os projetistas do transatlântico foram o diretor da Harland and Wolff e White Star Line, Lorde William Pirrie, o arquiteto naval Thomas Andrews e o gerente geral do estaleiro Alexander Carlisle.
O Titanic superava todos os seus rivais no que diz respeito a luxo e exuberância. O navio incorporou os recursos tecnológicos da época e adornou as salas de primeira classe com muita riqueza. Nela, havia piscina, ginásio, quadra de squash, banhos turcos e Café Verandah.
Finalmente em 10 de abril de 1912, há praticamente 100 anos, o Titanic realizou sua viagem inaugural, sob o comando do Capitão Edward J. Smith. O navio saiu de Southampton, na Inglaterra, com destino à cidade de Nova York.
Porém, foi a primeira e a última viagem do transatlântico que era conceituado de ‘inafundável’. O navio chocou-se com um iceberg a 640 km dos Grandes Bancos da Terra Nova na noite de 14 de abril. O choque no lado direito do navio provocou a entrada de água que levaria o transatlântico ao naufrágio minutos depois.
Os botes salva-vidas foram acionados, no entanto, das 2.240 pessoas a bordo, apenas cerca de 700 passageiros sobreviveram. Foi uma das maiores catástrofes marítimas da história. O navio mais próximo era o Carpathia, estava a 4 horas do Titanic e não havia tempo de resgatar todos os passageiros.
Para a Comissão de Inquérito dos EUA foram 1.517 mortes, para a Câmara de Comércio Britânica foram 1.503 vítimas, enquanto que para a Comissão de Inquérito Britânica (mais convincente) foram 1.490 baixas.
Imagens retiradas do site SciencePhotoLibrary.