11 de abr. de 2012

Acidez no estômago, gastrite e úlceras saiba como evitar

Estômago  entenda porque ocorre o excesso de acidez e como são provocadas as gastrites e úlceras, conheça os grandes vilões que são: estresse, frutas cítricas, as frituras, o café, cigarro e o álcool só ajuda a piorar o problema.

Você sente muito acidez no Estômago? Se a resposta for sim então tome muito cuidado com alimentos ácidos, principalmente os condimentados e gordurosos que podem cair como uma bomba no estômago, a ação é imediata é só comer para sentir aquela queimação ou azia um desconforto total.

O que contribuem para a acidez no estômago e futuramente úlceras e gastrite

As bebidas alcoólicas, bebidas a base de cafeína como o: café, refrigerantes a base de cola, o cigarro e algo que também pode provocar gastrite e úlcera é o estress.

Porque o estress pode provocar gastrite e úlceras?

Ficar muito estressado e até ansioso contribuem para o aparecimento de úlceras e gastrite, tudo porque o nosso sistema nervoso é acionado e com isso faz com que seja produzido o ácido clorídrico no estômago, por este motivo o suco gástrico fica muito mais ácido e ocorre uma maior agressão na parede do estômago.
Quando o suco gástrico está muito mais ácido do que o normal pode causar inflamações ou até mesmo corroer a parede do estômago contribuindo para o aparecimento de uma úlcera.
Acidez no estômago, gastrite e úlceras saiba como evitar


Como é formado o suco gástrico que fica em nosso estomâgo?

O suco gástrico que fica em nosso estômago é formado de água, ácido clorídrico e enzimas digestivas, o pH pode varia entre 1,5 e 2, mas dependendo da pessoa pode ficar ainda mais ácido.
O nível de pH determina a acidez e pode variar de 0 à 14, sendo que o valor 0 (zero) é mais ácido e o 14 mais alcalino, já o pH da água que é neutra é 7.
Marcelo Averbach e Fábio Atui cirurgiões do aparelho digestivo explica que a gastrite nada mais é do que uma inflamação da parede do nosso estômago e quando a acidez vai aumentando faz com que o órgão seja agredido.
Se a inflamação na parede do estômago evolui o que poderia causar uma feria muito mais grave nesse momento surge a úlcera, segundo especialista é possível ter uma úlcera se ter apresentado os sintomas da gastrite, o grande problema é que pode atingir o duodeno.
Fique atenção Exame de Unhas pode indicar doenças no Estômago.
O dueno é a primeira parte do intestino delgado.

Gastrite e a bactéria Helicobater pylorii

O surgimento da gastrite pode estar relacionado a uma bactéria a Helicobater pylorri que está presente na água e também nos alimentos.
A bactéria Helicobater pylorri é um micro-organismo que começa a morar em nosso estômago e faz com que seja estimulada a produção do ácido.
Dependendo da pessoa o sistema de defesa pode ser mais forte e com a proteção as vezes não consegue atingir a parede do estômago, mas quando estamos com a imunidade baixa a bactéria Helicobater pylorry pode causar a gastrite que é a inflamação na parede do estômago.
Como é feito o tratamento da gastrite?





O tratamento é feito em boa parte com a utilização de antibióticos.

Quais são os sintomas da gastrite?

Os principais sintomas da gastrite são:
- mau hálito
- a queimação no estômago
- dor de barriga ou diarreia
- o vômito com sangue

Quais são os alimentos que devem ser evitados por pacientes com gastrite ou úlcera?

Os alimentos que devem ser evitados para pacientes om úlceras ou gastrite são:
- as frutas que contém ácido: o limão e a laranja
- as bebidas aumentam a acidez no estômago: o chá preto, chá mate, café e o chocolateou úlcera, as frutas ácidas (como laranja e limão) devem ser evitadas. Algumas bebidas também aumentam a acidez no estômago. É o caso do café, do chocolate, do chá preto e do chá mate.
- os condimentos ou temperos como: vinagre, alho, pimenta, alimentos em conserva como pepina e picles
- refrigerantes e frituras como: bolinho de queijo, coxinha e pastel (estes devem ser cortados rapidamente do cardápio
O que devem ser evitados também: gomas de mascar, balas, pirulitos porque quando salivamos e mastigamos o nosso cérebro recebe um sinal que alguma comida está entrando em nosso corpo, sinalizando para o estômago para que seja produzido o ácido clorídrico porque a comida está chegando e como os alimentos não são engolidos, o ácido produzido traz sérios prejuízos à muscosa que é responsável pela proteção da parede do estômago.

Alimentos que possuem pouca acidez

O alimentos que possuem pouca acidez tem pH maior que 4,5 são: ovo, queijo, leite, feijão, brócolis, milho, couve-flor, alface, cebola vermelha, manteiga e o peixe
Os que tem pouco ácido com pH entre 4 e 4,5 são: uva roxa, uva verde, pimentão vermelho, beterraba e o tomate

Alimentos que possuem muito ácido

Os alimentos muito ácido tem pH menor do que 4 são: pimenta, picles, suco de maracujá, pepino, limão, laranja, azeitona verde, vinagre e o refrigerante de cola.

Como é feito o Diagnóstico de Gástrite e Úlcera?

No mundo moderno onde vivemos as chances de as pessoas ter a gastrite como doença são altas, tudo porque compartilhamentos maus hábitos alimentares e o estress familiar também contribui.
Agora se ingerirmos algum alimento ou mesmo água que tem a bactéria helicobater pylorii contribui para o surgimente de uma futura gastrite, mas isso depende do organismo de cada pessoa.
O SUS que é o Sistema Único de Saúde somente em 2011 fez mais de 1 milhão de endoscopias que é o principal exame para detectar as inflamações na parede do estômago.

Como é feita a endoscopia?

A endoscopia é feita utilizando um tubo de 1cm que contém uma câmera na ponta que entra pela nossa boca e vai até o nosso estômago, para tirar o desconforto do aparelho antes é aplicativo um sedativo.
Através de um chip que fica na ponta do tubo é conduzida a imagem para o monitor, onde o médico observa como está por dentro do corpo.
A mesma câmera desce até o duodeno e mostra as inflamações ou feridas na parede gástrica, o exame não é demora leva cerca de 5 até 10 minutos para ser realizado.

Dicas para evitar a acidez no estômago, gastrite e úlceras

- Evite as grandes refeições o exagero pode prejudicar nosso estomago não consegue processar toda a comida e com isso é estimulada a produção de mais ácido.
- Fica muito tempo sem comer não faz bem, então não fique de jejum tudo porque o suco gástrico ficando parando por mais tempo faz com que nosso estômago fique sucetível as inflamações.
- Coma menos e bem é algo essencial para estimular um trabalho uniforme do nosso estômago, com isso o ácido vai ser usado frequentemente para processar os alimentos e não ficará muito tempo parado.
- Pare de fumar além de ser um vício o cigarro só contribui para a secreção do ácido fazendo com que o suco gástrico que mais forte e com isso ocorrerá o aumento de inflamações na mucosa do estômago.

 

Sobre

O Predador tem caráter informativo, interativoe humoristico e por isso normalmente alguém pode se ofender, o que NÃO é nossa intenção principal. Os comentários contidos aqui são de responsabilidade do seu criador e não refletem, de maneira nenhuma, a opinião dos autores desse site.

Copiar os posts desse blog é liberado e incentivado, desde que a fonte seja citada.

Últimos comentários

 
Animated Social Gadget - Blogger And Wordpress Tips