11 de abr. de 2012

Por que a cola "Super Bonder" é tão forte?



Eu não sei se você também já teve a curiosidade de saber isso, mas é interessante saber que ela foi inventada acidentalmente em 1942 pelo doutor Harry Coover da Eastman Kodak Company enquanto pesquisava materiais adequados para criar peças transparentes.

A supercola, como ficou conhecida converteu-se em uma cola tão forte que inclusive é usada em pequenas cirurgias a fim de colar tecidos humanos sem necessidade depontos. Mais curioso é saber que ela foi usada em 1963 para selar perfurações na córnea já que acrescenta a vantagem de servir de apoio ao crescimento do tecidocicatricial, possuir ação bacteriostática e inibir a migração de células inflamadas.


Mas onde está a força da supercola então você deve estar se perguntando. A supercola não precisa de pressão e nem calor para aderir objetos entre si, e é ativada ao entrar em contato com quantidades ínfimas de água, como por exemplo a camada de umidade que cobre todas as coisas de maneira natural.

O processo é tão rápido que alguns fabricantes misturam-na com uma pequena quantidade de ácido para evitar que reaja com muita facilidade. São as propriedades do cianoacrilato que fazem da supercola um adesivo tão poderoso.
Os elétrons das moléculas de água afetam às uniões de dois átomos de carbono da molécula básica do cianoacrilato convertendo-se em duas outras ligações de outras moléculas da cola. Por sua vez, isso fornece elétrons a outras moléculas e provoca a formação de uma corrente de moléculas que une os objetos com uma força surpreendente.

Esta supercola é responsável por um grande número de acidentes domésticos com crianças e apesar de toda a sua utilidade e praticidade deve ser mantida fora do alcance dos pequenos, ou melhor, criança e supercola não ocupam o mesmo lugar no espaço, ou seja, tem criança em casa, jogue a cola no lixo.


Para retirar o super bonder da pele utilize a acetona. Coloque este removedor de esmalte diretamente sobre a pele com a cola e lave a pele a seguir normalmente, com água e sabonete. Utilize esta técnica apenas quando o Super Bonder tiver caído sobre a pele íntegra dos dedos, pernas ou braços, mas se tiver cola nos olhos ou mucosas como a boca ou feridas abertas, utilize água e procure um medico com urgencia.
 

Sobre

O Predador tem caráter informativo, interativoe humoristico e por isso normalmente alguém pode se ofender, o que NÃO é nossa intenção principal. Os comentários contidos aqui são de responsabilidade do seu criador e não refletem, de maneira nenhuma, a opinião dos autores desse site.

Copiar os posts desse blog é liberado e incentivado, desde que a fonte seja citada.

Últimos comentários

 
Animated Social Gadget - Blogger And Wordpress Tips