6 de nov. de 2011

Fatos curiosos que a Física explica

É possível chover sapos e peixes ou ate mesmo objetos?


Sim, é possivel chover pequenos animais ou objetos, há diversos registros desse tipo de fenômeno, alguns bastante antigos. Você deve esta se perguntando "Como estes objetos ou pequenos animais vao parar la em cima?", Claro que sapos e peixes nao evaporam, há uma explicação para isso.


Para os cientistas o principal motivo, e as trombas-d'águas. Os tornados, que se formam em terra e avançam sobre o mar, possuem ventos que chegam a 160 km/h. Essas tromas sao fortes suficientes para sugar pequenos animais e objetos. Assim, quando os ventos começam a perder força, esses 'objetos' tendem a cair do céu.


Existe também outra causa. De acordo com as condições climáticas de uma região, o ar pode se movimentar o eixo vertical e, dessa forma também carregar pequenos animais para as alturas.


Você sabe de onde vem o som do trovão?



Uma segunda descarga eletrica sobe do chão até as nuvens, quando um raio alcança o solo, essa segunda descarga segui o mesmo caminho que a energia usou para descer. O calor gerado por esse segundo raio faz com que o ar ao seu redor chegue a uma temperatura de até 27 mil °C. E como tudo acontece muito rápido, o ar não tem tempo de se expandir e acaba se condensando, aumentando sua pressão atmosférica em cerca de 10 a 100 vezes. Esse ar, então, acaba “explodindo” e criando uma onda de choque. É essa rápida expansão do ar que causa o barulho que ouvimos.

Pimenta faz espirrar ?

Todos os tipos de pimenta, possuem uma substância química conhecida como piperina. Ao entrar em contato com o nariz, a piperina estimula as terminações nervosas da mucosa interna, causando espirros. É como se o nariz quisesse, de alguma forma, expulsar aquele reagente estranho e, para ele, a única forma de fazer isso é nos fazendo espirrar.

Cores no céu

A explicação para esse fenômeno natural está em uma das capas de discos mais famosas do mundo: “The Dark Side of The Moon”, da banda inglesa de rock progressivo Pink Floyd.
Para quem não conhece, a capa mostra um prisma, ou seja, um poliedro de vidro capaz de refratar a luz do sol, isto é, separá-la nos diversos espectros que a compõem. E as gotas de chuva, em um dia ensolarado, funcionam da mesma forma, como se fossem pequenos prismas. São as partículas de umidade da atmosfera que refratam a luz solar e deixam o céu mais colorido.
Algo que pouca gente sabe é que a luz do sol refletida pela lua também é capaz de criar um arco-íris.




Postado por: PREDADOR
 

Sobre

O Predador tem caráter informativo, interativoe humoristico e por isso normalmente alguém pode se ofender, o que NÃO é nossa intenção principal. Os comentários contidos aqui são de responsabilidade do seu criador e não refletem, de maneira nenhuma, a opinião dos autores desse site.

Copiar os posts desse blog é liberado e incentivado, desde que a fonte seja citada.

Últimos comentários

 
Animated Social Gadget - Blogger And Wordpress Tips